
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
32º Congresso da UBES - Juiz de Fora - MG 1997

Manifestação Fecha a Cidade

Manifestação contra o aumento das mensalidades, na matéria se registra que 500 estudantes, de vários colégios de Vitória participaram da passeata, como o Darwin, Salesiano, Americano, Nacional e estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
A União Municipal dos Estudantes Secundarista - UMES na Coordenação do Evento, comandado pelo então Pres. Carlos Eduardo Lira (Cabelo).
Vitória-ES, quinta-feira 11/06/1993
Um abç Ketno Lucas
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Movimento Estudantil do Colégio Estadual do Espírito Santo
O Colégio Estadual do Espírito Santo hj com mais 100 é uma das escolas mais respeitadas do Estado, não é a toa que ela formou grandes personalidade da vida pública do Espírito Santo. O Colégio Estadual do Espírito Santo é uma das escolas centrais para a construção do Movimento Estudantil em Vitória e por que não dizer do Espírito Santo.Apresento aqui um trecho do no Livro Colégio Estadual: 90 anos educando, 1996, p. 25-26.
“[...] esta unidade e disposição do Estadual de transformar, foi e é a principal arma de nossa juventude contra os [...] que querem apagar os nossos sonhos e destruir grandes símbolos do nosso povo como o Colégio Estadual do Espírito Santo (CARLOS EDUARDO LYRA DE OLIVEIRA, presidente do Grêmio Estudantil de 1991 a 1992, Ex. Presidente da UMES – Vitória/ES de 1993 a 1995).”
Resgatando a história do movimento estudantil capixaba, vou buscando mais infomações para compartilhar com todos.
Um abraço Ketno
sábado, 16 de abril de 2011
Um pouco sobre o projeto Memória do Movimento Estudantil Capixaba
Os estudantes tiveram e tem uma vida ativa na construção histórica da cidade de Vitória e do Estado do Espírito Santo, foram os atores principais na construção de importantes fatos históricos.
O Projeto MEMÓRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL CAPIXABA - objetiva a realizar um estudo da atuação das entidades estudantis em Vitória e no Estado, dialogando com os militantes da época, fazendo um levantamento dos documentos de época e etc... pois sabemos que o movimento estudantil teve um impacto determinante na mudança do modo de vida dos capixabas.
Foram varias fatos históricos que devemos estudar, como por exemplo, a participação dos estudantes na luta contra o aumento das passagens em 88/89, a participação dos estudantes capixabas no processo do “Fora Collor”, A luta em defesa de uma escola pública gratuita e de qualidade, contra o aumento abusivo das mensalidades, a defesa da meia-entrada para os estudantes, a retomada da luta contra o aumento das passagens e a defesa do passe livre para os estudantes são alguns exemplos das lutas dos estudantes capixabas que marcaram toda uma geração, destacando importantes figuras públicas de nosso Estado, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e da democracia no Espírito Santo e no Brasil.
Para fazer este resgate necessito da contribuição de todos (as) para levantar as fontes (imagem, filmagem, depoimentos, panfletos, cartaz e documentos oficiais) necessárias para o estudo e também para o debate sobre o tema.
Um forte abraço
Ketno Lucas Santiago
(91) 8145 2525
ketnolucas@gmail.com
Ex. Militante do Movimento Estudantil
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Memória do Movimento Estudantil Cachoeirense
Memória do Movimento Estudantil Cachoeirense: A Casa do Estudante (década de 1950-1960) Entrevista com Abgar Torres Paraíso, Sociólogo e historiador social, Editor da revista Sinais (ISSN–19813988), membro do Conselho Deliberativo e coordenador da linha de pesquisa de História e Memória do NEI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias), órgão vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo.
Por Paulo Fabris é jurista e trabalhou em várias instituições de ensino de Cachoeiro.
Para visualizar o texto click aqui
Projeto Resgate da Memória do Movimento Estudantil Capixaba
O CEDOC Centro de Documentação e Memória da UFES, em conjunto com o Núcleo de Estudos Indiciário produziu o documentário “Geração Gota D’Água”, que aborda a história do movimento estudantil da UFES na década 70. O vídeo tem 6,48 minutos de duração, em domínio público e apresenta um pouco do movimento estudantil da época.
O Movimento Gota D’Água era o nome da chapa que venceu a eleições do Diretório Acadêmico da Ufes, entre 1977 e 1978, retomando o movimento estudantil capixaba.
+Link atualizado.