quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

DIRETORIA DA UMES /VITÓRIA/ ES - 1988








 Direto das páginas do DOPS a Diretoria da UMES, eleita em 1988. Congresso na ETEFES. 


Em 28 AGO 88, nas dependências da ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO ESPIRITO SANTO (ETFES), situada a Avenida Vitória, n9, 

729, JUCUTUQUARA - VITÓRIA/ES, foi realizado o 2º Congresso para a renovação da diretoria da UNIÃO MUNICIPAL DE ESTUDANTES S.

SECUNDARISTAS DE VITÓRIA (UMES/VITÓRIA/ES), gestão 88/89. Na ocasiao foram identificados os seguintes elementos componentes da

diretoria eleita:


- Presidente: ANDERSON FALCÃO AZEVEDO


- Vice-Presidente: DANIEL BARBOSA DO NASCIMENTO;


- 1 Tesoureiro : PAULO CESAR DE OLIVEIRA ("PAULÃO");


- Coordenedor de Imprensa: LUIZ EDUARDO LOZER ("LUIZÃO"),


- 1 Secretária : RENATA MARISA SILVA DA LUZ.


Confira na página Fonte: Banco de Dados Memória Reveladas.

AS IMAGENS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL CAPIXABA NA DITADURA MILITAR (1964-1985)

Dissertação do MARCELLO FRANÇA FURTADO apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. 

Através do acervo da Delegacia de Ordem Política e Social do Espírito Santo – DOPS/ES, com imagens do movimento estudantil. Confira. 


Na página 58, é relatado sobre a UEE capixaba, fundada em 1951 e teve seu funcionamento até 1968. A UEE foi colocada em ilegalidade e o Decreto288, de 28 de fevereiro de 1967, transfere o seu vasto patrimônio para a UEE, como as salas localizadas no Edifício Sarkis, na rua Washington Luíz, e o terreno localizado no final da Rua de 7 Setembro, ambos no Centro de Vitória. 





No início do ano de 1981, também houve grande repercussão – apesar de ter ocorrido num período de férias – da violenta repressão por parte da tropa de choque da PM de um ato cultural promovido pelo DCE em 6 de janeiro, em defesa da retomada do patrimônio da Casa do Estudante Capixaba (CEC). O ato cultural acontecia na praça Costa Pereira e, de acordo com os jornais da época, transcorria de forma pacífica e com a participação de cerca de 800 pessoas, até o momento em que 50 policiais militares chegaram armados com cassetetes, escopetas, metralhadores e bombas de gás lacrimogênio, para acabar com a manifestação, transformando o local numa verdadeira praça de guerra. (COMISSÃO DA VERDADE DA UFES, 2016:149.)




Confira a Dissertação na Integra. Fonte: Site do Arquivo Público Estadual - APE/ES.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

CASA DO ESTUDANTE CAPIXABA - CEC assina termo de concessão para a reforma do DED

Fonte: Site do Vermelho
 

No site do Vermelho é registrado o momento de uma importante conquista do movimento estudantil Capixaba. A assinatura do termo de concessão de uso e a reforma do Ginásio do DED. A assinatura do convênio foi registrada em janeiro de 2006. 

No texto, é dito que "O Ginásio Governador Jones dos Santos Neves é um patrimônio do povo capixaba. Foi doado aos estudantes, sob a administração da Casa do Estudante Capixaba (CEC) em 1953 e, tomado pela ditadura militar, foi reconquistado com muita luta na Constituição Estadual de 1989. Depois da luta pela devolução, começou a batalha pela reforma, que dura até os dias atuais.". Destacando a fundação de uma entidade histórica no Espírito Santo. 

Vale a pena conferir.